terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Carnaval em Guaraqueçaba-PR - Reduto de Floresta e Área de Preservação

CARNAVAL em GUARAQUEÇABA – PR

17 a 21/02

Guaraqueçaba está localizada no centro de um reduto de florestas e áreas de preservação. Dentro do município existem três unidades de conservação: O Parque Nacional de Superagui, a Área de Proteção Ambiental (APA) de Guaraqueçaba e a Estação Ecológica da Serra Negra. Todo esse verde fez com que fosse considerada, juntamente com o Lagamar, como o melhor destino ecológico do planeta e a primeira cidade a ser considerada Reserva da Biosfera da Mata Atlântica no Brasil pela UNESCO.

A grande sacada em Guaraqueçaba é pegar um barco para ir a lugares convidativos

como as praias desertas na Ilha de Superagui, ou o Marujá, na vizinha Ilha do Cardoso. No caminho dá para ver botos e conhecer um pouco dos hábitos das comunidades caiçaras.

Uma trilha de 1,5 quilômetro leva ao Salto Morato. A sensação de estar diante de uma queda de 130 metros de altura no meio da mata atlântica é de reverência. O lugar é lindo, tanto que foi transformado em patrimônio nacional.

No final do dia, ao pôr-do-sol, os barcos ancoram ao lado da Ilha dos Pinheiros para assistir às centenas de papagaios de cara-roxa cruzarem o céu em busca de seus ninhos. O visual e a sensação são indescritíveis.

Preço por pessoa: R$ 1.180,00 ou 5x R$ 236,00

Incluso: Transporte em ônibus turismo com serviço de bordo (ou micro ônibus, dependendo do número de pessoas), ar, tv e banheiro; hospedagem em hotel com ventilador e banheiro privativo; meia pensão (café da manhã e almoço); passeios, guias especializados e traslados para os passeios (trem opcional, voadoras e ônibus).

ROTEIRO

17 - sexta-feira - São Paulo / Curitiba - Apresentação às 22h30 na rua Vergueiro, 1000, metrô Vergueiro, em frente ao Centro Cultural São Paulo.

18 - sábado - Serra da Graciosa (opcional) / Morretes / Guaraqueçaba - Chegada em Curitiba por volta das 06h00, tomaremos um café da manhã simples em um hotel em frente à Rodoferroviária (não incluso). Embarque no trem às 8h00 para a descida da Serra da Graciosa com destino a Morretes. Chegada por volta das 11h30 na cidade; almoço em restaurante que serve o barreado (prato típico da região) e city tour. Em seguida seguiremos para o vilarejo do Tagaçaba (aproximadamente 60 km, sendo 37km de estrada de terra). Desembarque e início da descida do Rio Tagaçaba; são 5 km de descida por águas calmas e cristalinas até chegar ao grande estuário (o terceiro do planeta em produtividade primária) que forma a “Enseada do Benito”, onde confluem os dois rios principais, o Açungui e o Tagaçaba, formando o terceiro maior complexo estuário do mundo, um berçário natural e rico em alimentos para as diversas espécies de fauna marinha. Observaremos os manguezais e os botos existentes na baía. Chegada prevista em Guaraqueçaba por volta das 17h. Check in no hotel e saída para conhecer a primeira construção da cidade, a igreja do Nosso Senhor Bom Jesus dos Perdões, construída em 1838, em estilo colonial. No interior, chama a atenção um altar em forma de embarcação, esculpido em madeira, em homenagem aos pescadores da região. Atrás da igreja está a trilha que dá acesso ao mirante no Morro do Quitumbê, de onde se tem uma bela vista da cidade, da baía e das ilhas, assistindo um maravilhoso pôr-do-sol.

19 - domingo - Parque Nacional do Superaguí - Após o café da manhã sairemos às 8h00 de voadora (1h30 de viagem) para conhecer o Parque Nacional de Superagui, com sua praia deserta de 37 quilômetros de extensão. Visitaremos sua praia e o vilarejo dos pescadores, onde será servido o almoço. No retorno faremos parada perto das ilhas do Pinheiro e Pinheirinho para ver a revoada dos papagaios de cara-roxa. Retorno ao hotel e noite livre.

20 - segunda-feira - Reserva Ecológica do Sebuí - Após o café da manhã, sairemos às 8h00 de barco tipo voadora (1h00 de percurso) com destino à Reserva Ecológica do Sebuí. O caminho é feito através de canais, mangues, rios e florestas. Do porto da reserva faremos uma trilha para conhecer os diversos ecossistemas da ilha, uma grande variedade de aves, macacos e plantas. Visitaremos também uma seqüência de três cachoeiras com piscinas naturais excelentes para banho. Lanche de trilha na cachoeira, relax e retorno para o hotel.

21 - terça-feira - Salto Morato e retorno para São Paulo - Após o café da manhã, saída para a Reserva Natural de Salto Morato (40 minutos), que fica na área de preservação do Boticário, onde conheceremos a famosa cachoeira de Salto Morato, com 130 metros de altura. Na sede do parque assistiremos a um vídeo de 10 minutos sobre o mesmo. O acesso é feito por uma trilha leve de 1,5 km, com parada no Aquário (um poço de águas cristalinas, para banho e mergulho no meio dos peixes), finalizando com um visual maravilhoso da queda do Salto Morato e mergulho em piscinas próximas. Após o almoço no vilarejo do Tagaçaba retorno para São Paulo, chegada prevista para as 23h30 no mesmo local de embarque.

Observações:

- Guaraqueçaba é um lugar remanescente de caiçaras, seus costumes e horários são outros, é tudo muito simples, portanto é preciso respeitá-los e aprender com a cultura deles.

- Prepare-se para administrar atrasos de 20 à 30 minutos nos passeios (dependem da lua e da maré) ou nos restaurantes (desacostumados com muitos clientes ao mesmo tempo).

- Lembre-se que Guaraqueçaba é um lugar pacato. Assim sendo, não existem muitas opções para sair à noite. Os principais pontos são alguns bares/restaurantes e um clube que toca forró aos sábados. Maiores informações podem ser obtidas com os guias locais ou no hotel em que ficaremos hospedados.

- As refeições que serão feitas durante a viagem são bem simples, mas fartas, tendo como base frutos do mar (terá opção de carne/frango).

- O programa está sujeito a alterações por motivos climáticos, de força maior ou que envolvam a segurança dos passageiros, sem prévio aviso.

- Caso a condição climática não permita o passeio de barco, será feita uma programação alternativa.

- É importante ressaltar que todos os passeios se realizarão com o acompanhamento do guia da agência, além dos instrutores de cada atividade (quando houver) treinados para proporcionar maior segurança a todos.

O que levar para a viagem:

* Agasalho para usar no ônibus, pois este é climatizado com ar condicionado.

* Quem for alérgico a insetos e/ou plantas levar camisetas de manga comprida e calças confortáveis.

* Medicamentos tomados regularmente.

O que levar para os passeios:

Mochila pequena, um par de tênis confortável com sola aderente, sandália papete (melhor para as trilhas com água – cachoeiras, rios, praia), protetor solar (mesmo com o tempo nublado), repelente, boné/Chapéu, roupa de banho, capa de chuva, cantil/Garrafa de água, roupa leve para caminhada, máquina fotográfica, toalha, saco plástico (para lixo).

DenizeTur

Fone 11 3214-2019 (LIVRE)

Celulares: 8232-1409 (TIM) / 6372-1532 (VIVO)
denizetur@gmail.com

denizetur.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário